quinta-feira, 13 de junho de 2013


BAILE DE FINALISTAS 2013 – MARINHAS DO SAL

            Realizou-se, sob direcção de PAIS PELA ESCOLA – Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, no dia 7/06/2013, a 3ª edição do Baile de Finalistas dos Alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal.
            Naquela que foi já a 3ª edição do evento, e que teve como temática de fundo o cinema, PAIS PELA ESCOLA contou com a participação de PAULO HOLANDÊS, a quem coube a selecção musical.
            O evento juntou mais de 200 pessoas, entre alunos e seus convidados, tendo contado também com a participação da direcção do agrupamento, da Sr.ª Vereadora da Educação, de uma representante da Junta de Freguesia de Rio Maior, e com apenas 5 elementos do corpo docente, entre os quais as directoras de turma das turmas ali representadas.
A cerimónia iniciou-se com os discursos de Rita Castro, Presidente da Direcção da Associação, Alexandre Canadas, Director do Agrupamento e Sara Fragoso, Vereadora da Câmara Municipal de Rio Maior.
 Citando o Dalai Lama, Rita Castro apelou ao esforço na educação como forma de operar uma mudança a nível global, reduzindo o fosso entre ricos e pobres, ao mesmo tempo que recorria a uma recente mensagem do Papa Francisco exortando os jovens a apostar em grandes ideais.
Seguiu-se a entrega de diplomas pelas directoras de turma respectivas, findo o que, António Castro, aluno do 9º A, também usou da palavra.
Num evento cujo tema de fundo era o cinema, a Associação brindou ainda os presentes com um power point realizado a partir de uma recolha de fotos de actividades dos alunos, na qual colaboraram as directoras de turma, e cuja edição e montagem esteve a cargo de Leonor Bento Fialho, vogal daquela.
Mereceram destaque a decoração da sala, alusiva ao tema – cada mesa contava com um marcador contendo o nome de um filme e uma frase alusiva ao mesmo –, e que contou com o empenho de António Castro e João Rogério, bem como com a colaboração de Elisa Vaz Craveiro, Ana e Carlos Salgado, Paula Cármen, bem como dos elementos dos corpos sociais Manuela Fialho, Rita Castro, Anabela Henriques, Leonor Bento Fialho, Ana Simões, Anabela Lino e João Paulo Marques.
A temática de fundo veio ainda a reflectir-se nas palavras ditas por Manuela Fialho que, pegando nas distintas frases que fizeram dos filmes seleccionados grandes obras, elaborou um texto do qual se destaca, numa alusão a uma das fitas homenageadas, o papel desenvolvido por PAIS PELA ESCOLA, associação da qual agora se despede. Referiu a mesma que tendo a associação sido um desafio no qual se envolveu, acabou por, tantas vezes, lutar contra dissabores que não eram seus. Eram, porém, parte da vida das pessoas que todos se propuseram ajudar. Reforçou ainda a ideia de que uma associação de pais não serve para resolver problemas próprios dos seus dirigentes ou para calar quando o que se impõe é gritar bem alto. A uma associação de pais, “impõe-se ter coragem, correr riscos por pessoas que não se conhece de lado nenhum”. E, tendo sido corridos esses riscos, então atingiu-se o objectivo inicial, pelo que o mandato termina com o orgulho do dever cumprido!
            Também os pais e encarregados de educação dos alunos homenageados aderiram à iniciativa, comungando do espírito da festa para a qual participaram contribuindo ainda para a mesa colectiva, repleta de iguarias.
Relativamente aos jovens que aderiram à iniciativa, destaca-se o investimento na imagem e o comportamento assumido, revelador de que os mesmos entraram já numa nova etapa!
PAIS PELA ESCOLA propôs-se, mais uma vez, realizar um evento que ficasse para sempre na memória daqueles a quem se dirige, desiderato que alcançou!
            Colaboraram no êxito deste evento as seguintes entidades, empresas e pessoas (para além das que acima já mencionámos): Direcção do Agrupamento, Câmara Municipal de Rio Maior, DESMOR – Empresa Pública Municipal de Gestão Desportiva de Rio Maior, Com Amor – Empresa de Catering e Organização de Eventos, Complexo Turístico Gato Preto, Paulo Holandês, Directoras de Turma dos 9º A, B e C, UTILTEJO, Sociedade Filarmónica de S. Sebastião, Junta de Freguesia de S. Sebastião, João Rogério (também no serviço de apoio ao bar), Armando Monteiro (que conduziu a cerimónia), Elisabete Silva (no apoio à mesa colectiva) e António Santos (na portaria e arrumação da sala). Também os alunos Mariana Henriques, Mariana Salgado, Mariana Martins, Lucas Milhanes e Diogo Milhanes (na recepção).
A todos, PAIS PELA ESCOLA agradece, empenhada!
A reportagem fotográfica ficou a cargo de ROLFOTO, pelo que aqueles que o desejarem poderão deslocar-se ao respectivo estabelecimento e escolher as fotos que mais lhes agradem.
E como “quando uma coisa termina, outra começa”, PAIS PELA ESCOLA está já a programar o baile do próximo ano lectivo!
  Manuela Fialho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PAIS PELA ESCOLA EM ATL DE VERÃO

PAIS PELA ESCOLA EM ATL DE VERÃO


PAIS PELA ESCOLA, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, levaram a cabo, durante todo o período de férias escolares de Verão, um ATL.

Durante toda a época balnear, PAIS PELA ESCOLA, serviu, não só as crianças deste Agrupamento, como toda a comunidade riomaiorense.

Atendendo à crise que o país atravessa, a Direcção da Associação apostou em abrir as suas portas a toda a comunidade, aceitando todas as crianças em idade escolar que necessitassem dos seus serviços, praticando, para o efeito, preços acessíveis a todas as bolsas. A população aderiu, em força, a esta oferta.

PAIS PELA ESCOLA contou, para tanto, com a disponibilidade de alunos voluntários que, juntamente com a Presidente da Direcção, Dr.ª Rita Castro, colaboraram na organização de actividades, constituindo grupos de trabalho, encabeçados pelos mais velhos, o que muito os motivou e agradou a todos quantos quiseram usufruir deste serviço.

Contribuíram para este efeito os seguintes elementos: Ivone Castro, Eusébio Almeida, Francisco Salgado, Beatriz Marques, António Castro, Rodrigo Ribeiro, António Reis, Leonardo Lourenço, Wilson Santos, Margarida Santos, Mariana Silva, Beatriz Simões e Mariana Salgado.

A Direcção está grata pelos bons serviços prestados por estes voluntários, vindo por este meio, agradecer e louvar o seu voluntarismo ao serviço da comunidade riomaiorense.

A Direcção da Associação pretende ainda agradecer a colaboração das entidades envolvidas, a saber, a Escola Básica de Marinhas do Sal, a Câmara Municipal de Rio Maior, a DESMOR e o Café STADIUM, cujos préstimos em muito engrandeceram o trabalho ali realizado.

A Direcção

Violência das redes sociais