terça-feira, 18 de setembro de 2012




BEM VINDOS AO NOVO ANO ESCOLAR!

   Iniciou-se, no dia 14/09/2012 o novo ano lectivo.
   Profetizou-se para o ano 2012 uma mudança de paradigma, o início de uma nova era...
   No que toca à escola, estamos, efectivamente, a assistir à implementação de novos conceitos e formas de actuar que alteram muito do que vínhamos experienciando. Se para melhor ou para pior, a história o ditará.
   Para já, fomos confrontados com uma reorganização curricular que impôs a eliminação de um conjunto importante de disciplinas, com a publicação de um novo Estatuto do Aluno, com alterações ao regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de ensino, com a introdução de novas regras nos benefícios sociais escolares...
   São, assim, vários, e exigentes os desafios do ano lectivo que ora se inicia!
   Aos alunos exige-se que tomem consciência dos seus direitos, mas também dos seus deveres, sempre orientados por uma cultura de cidadania “capaz de fomentar os valores da dignidade da pessoa humana, da democracia, do exercício responsável, da liberdade individual e da identidade nacional”!
   Á comunidade educativa em geral impõe-se que se consciencialize da sua responsabilidade pela salvaguarda do direito á educação e á igualdade de oportunidades no acesso á escola, reforçando-se a autoridade do professor no exercício das suas funções e a responsabilidade dos pais ou encarregados de educação no desenvolvimento da sua missão educadora e no cumprimento das suas obrigações de promoção do desenvolvimento físico, intelectual e cívico dos seus filhos e educandos!
   Concomitantemente, foram introduzidos mecanismos de responsabilização no exercício dos cargos de direcção e reforçada a competência do conselho geral enquanto órgão de topo da gestão escolar.
   PAIS PELA ESCOLA, cuja lista foi eleita como representante dos pais e encarregados de educação neste órgão, tem, assim, pela frente, novos e exigentes desafios!
   Cabe-lhe continuar na sua missão de agregação de todos os pais e encarregados de educação do Agrupamento, de forma a poder ser reconhecida como o interlocutor capaz de exigir o cumprimento das obrigações decorrentes do sistema em implementação, e denunciar as situações de abuso de qualquer dos elementos da comunidade educativa.
   Continua, pois, actual, o repto para que, nas várias escolas que integram o agrupamento, centros escolares incluídos, os pais e encarregados de educação se mobilizem de forma a dar corpo à sua associação.
   Só uma forte representação de todos os estabelecimentos terá a força necessária para implementar as medidas necessárias às boas práticas de ensino e a melhorar a qualidade do que já se ministra.
   Apelo, pois, a todos os pais e encarregados de educação que se associem e dêem voz a este projecto.
   De nós, os que já cá estamos, fica a promessa de continuar a trabalhar para a solidez do projecto que abraçámos!
      Um bom ano lectivo a todos!

                                            Rio Maior, 18/09/2012                                                                                                                  A Presidente de Assembleia Geral
Manuela Fialho

Nenhum comentário:

Postar um comentário


PAIS PELA ESCOLA EM ATL DE VERÃO

PAIS PELA ESCOLA EM ATL DE VERÃO


PAIS PELA ESCOLA, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, levaram a cabo, durante todo o período de férias escolares de Verão, um ATL.

Durante toda a época balnear, PAIS PELA ESCOLA, serviu, não só as crianças deste Agrupamento, como toda a comunidade riomaiorense.

Atendendo à crise que o país atravessa, a Direcção da Associação apostou em abrir as suas portas a toda a comunidade, aceitando todas as crianças em idade escolar que necessitassem dos seus serviços, praticando, para o efeito, preços acessíveis a todas as bolsas. A população aderiu, em força, a esta oferta.

PAIS PELA ESCOLA contou, para tanto, com a disponibilidade de alunos voluntários que, juntamente com a Presidente da Direcção, Dr.ª Rita Castro, colaboraram na organização de actividades, constituindo grupos de trabalho, encabeçados pelos mais velhos, o que muito os motivou e agradou a todos quantos quiseram usufruir deste serviço.

Contribuíram para este efeito os seguintes elementos: Ivone Castro, Eusébio Almeida, Francisco Salgado, Beatriz Marques, António Castro, Rodrigo Ribeiro, António Reis, Leonardo Lourenço, Wilson Santos, Margarida Santos, Mariana Silva, Beatriz Simões e Mariana Salgado.

A Direcção está grata pelos bons serviços prestados por estes voluntários, vindo por este meio, agradecer e louvar o seu voluntarismo ao serviço da comunidade riomaiorense.

A Direcção da Associação pretende ainda agradecer a colaboração das entidades envolvidas, a saber, a Escola Básica de Marinhas do Sal, a Câmara Municipal de Rio Maior, a DESMOR e o Café STADIUM, cujos préstimos em muito engrandeceram o trabalho ali realizado.

A Direcção

Violência das redes sociais